Austria Tour 2009, 3 amigos, 6700km, 3 motos, e o resto não podemos contar...para já!


As simples manhãs de Domingo, com o tradicional pedido de "Quero uma cerveja e um fino, por favor", ganharam uma nova dimensão!

3 de fevereiro de 2009

Logotipo " Áustria Tour 09 "


Sendo um dos responsáveis pela idealização e concretização desta aventura motard e a pedido dos meus 2 amigos e companheiros de viagem, sinto o dever moral de aqui deixar uma nota introdutória sobre o projecto.
Toda a ideia surgiu de uma forma espontânea e natural como tudo o que é agradável na vida deve acontecer.
Conforme cita o poeta Fernando Pessoa na sua obra 'Infante':
'Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.'
Se Deus nos deu a vontade de viver, o amor pela liberdade, a paixão pelos sentidos e a amizade verdadeira.. se Ele nos cedeu a capacidade de apreciar a bela natureza que se conjuga melodiosamente na primorosa poesia das paisagens que iremos encontrar.., estão reunidos os ingredientes necessários para o nosso espírito colocar em andamento a máquina dos sonhos e os podermos materializar.
Foi desta forma que, como afirmou o meu amigo Elton, decidimos dar uma nova dimensão aos nossos simples passeios matinais de Domingo, nos quais damos expressão à nossa paixão comum pelas 2 rodas.
O destino escolhido não foi determinado por qualquer razão especifica mas apenas por um consenso entre os 3 intervenientes, dado que nos parece apresentar um percurso previlegiado em termos paisagisticos e que nos colocará perante algumas das mais belas maravilhas naturais deste nosso planeta azul.
Logicamente que estamos cientes das dificuldades que poderemos enfrentar numa aventura deste tipo. São cerca de 6.700Km, 3 amigos, 3 motos, muita força de vontade e sentido de aventura e para já não poderemos contar com muito mais senão com o apoio de familia e amigos para que tudo seja possível e corra da melhor forma.
Existem uma série de preliminares a serem cumpridos tais como a preparação fisica e espiritual dos intervenientes, a preparação mecânica e equipamento das motos com o material básico necessário e o planeamento do percurso. O resto será aventura.. sem hoteis ou paragens pontuais pré determinadas, sem tempos rigorosos a cumprir e acima de tudo sem receio de efectuar alguns desvios da nossa rota principal se alguma paisagem assim o determinar.
Um dos desafios que me colocaram foi a idealização de um logotipo que simbolizasse esta nossa aventura, o que se mostrou surpreendentemente fácil!! Desta forma, aproveitando alguma capacidade de expressão gráfica, surgiu um esboço do que viria a ser o logotipo oficial e cujo significado passo a descrever:
Os picos montanhosos simbolizam as belas paisagens naturais alpinas da Suiça e Austria, com a montanha principal a esboçar o 'A' de Austria e o 'T' a simbolizar Tour. O grafismo seguinte pretende traduzir o sinuoso trajecto do 'Passo dello Stelvio', um percurso estrategicamente criado entre 1818 e 1820, em pleno império austriaco e que constitui a mais alta passagem montanhosa de Itália, a cerca de 2750m. O '09' será o anos desta aventura e o restante dispensa explicações..
Penso que será uma experiência única a recordar, apenas acessível a quem opta por arriscar para chegar mais longe e concretizar os seus desejos, sem ter medo de naufragar tal como ditam as raízes lusas e o espírito de cruzada.
E termino esta minha introdução com uma frase de um amigo de outras aventuras e que transmite bem toda a ideia deste projecto:
' Pelo prazer descuidado de estar vivo..'
Um abraço a todos os meus amigos e familia sem o apoio dos quais esta aventura nunca seria possível e uma palavra de encorajamento aos meus amigos e companheiros de viagem Elton Gonçalves e Pedro Caldas que continuam marcar pontos no atingimento do verdadeiro espírito de 'irmandade'.

Nelson Aguiar

3 comentários:

  1. São estas mensagens que nos fazem acreditar nas coisas boas da vida! Obrigado por tudo!

    ResponderEliminar
  2. Como sempre, o nosso Dr. não para de nos surpreender!
    São as verdadeiras e puras amizades que fazem a vida valer a pena...obrigado por toda a dedicação Nelson, Elton...ainda nos falta muito caminho!

    ResponderEliminar
  3. viva Amigos/irmãos.
    Só agora vi o Blog e percebi o quanto curtiram."Pelo prazer descuidado de estar vivo"...Que belo ideal de vida.O ideal da irmandade!Forte abraço

    ResponderEliminar